sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PEQUENOS GESTOS, GRANDES RESULTADOS

     
     
     Aquecimento global, Efeito estufa, derretimento de geleiras, superaquecimento, chuva ácida. Nos últimos tempos essas palavras nunca foram tão ouvidas como há 30 anos atrás. Passaram a fazer parte da realidade e do cotidiano de milhões de seres humanos em todo o mundo e da pauta de reuniões das grandes nações. Na mesma proporção, livros, filmes, documentários jamais foram tão produzidos quanto atualmente. É verdade: o Meio ambiente, a Ecologia e a preocupação com o Planeta nunca estiveram tão em alta! Mas o que acontece? Modismo,?Medo do fim do mundo programado para amanhã? Fatalismo? Não. É o sinal de que algo sério e em grande proporção está acontecendo mesmo.
     O fato é que o Planeta começou a dar sinais visíveis de desgaste e cansaço, inúmeros problemas começaram a vir à tona ao mesmo tempo e na mesma intensidade e destruição de um vulcão entrando em erupção após anos de sono profundo: paradoxalmente, o gigante começou a despertar e, se muitos achavam que tudo não passava de exagero e sensacionalismo, fenômenos como os tsunamis e o aumento da temperatura média do planeta, são  provas cabais de que o pior ainda estar por vir! É o Planeta terra começando a responder aos incontáveis massacres que vem sofrendo. Mas será o fim mesmo? Estamos inevitavelmente perdidos? Não tem mais solução?
     Sem cair no fatalismo dos tolos nem nos discurso do caos desgovernado dos céticos, devemos prestar atenção e dar ouvidos sim aos sinais de alerta de que nem tudo está bem, mas nem por isso totalmente perdido, afinal, proporcionalmente ao tamanho do desrespeito, seja doméstico, seja em grande escala e à falta de comprometimento e envolvimento por parte de dirigentes de grandes nações (ou será grandes conglomerados à serviço de grupos corporativos?), existem e resistem, a coragem e a atitude dos ativistas ambientais, como os do Green Peace que, cansados do discurso vazio, das promessas tolas e sem cumprimento e do idealismo sem função prática, arregaçam as mangas e, literalmente, se colocam à frente dos predadores mercenários e dos capitalistas inconseqüentes.
     Mas o que nos resta a fazer? Mais do que mudar de atitude: É COMEÇAR A TER ATITUDE! E começar hoje, independentemente de os resultados só frutificarem daqui há 30 anos quando muitos de nós talvez não estejamos mais aqui. Preservar o Planeta para as novas gerações é obrigação nossa, agora. E se a nova geração que já está aí quiser continuar vivendo no planeta do futuro, tem de começar a preservá-lo desde já.
     Se o que movia homens e mulheres de gerações antes da nossa é o direito à liberdade e a um mundo mais humano e justo, hoje o que nos deve mover é o direito a continuar vivendo e vivendo decentemente. Não precisamos de muito para tanto. Se não temos o aparato logístico, tenhamos ao mínimo boa vontade e pequenos gestos, mas que trarão grandes resultados: não jogar lixo na rua (nem que seja um alfinete que não nos sirva mais), separar e reciclar o lixo, reaproveitar os alimentos, usar conscientemente a água, são gestos e atitudes que podem e devem ser cotidianos. É simples assim.
     Na cartilha dos resultados positivos e das grandes revoluções para que o coletivo funcione é necessário que cada um faça a sua parte e a sua parte é somente Você quem pode fazer.
     Diante dessa situação o que Você tem feito?  Você está aí para promover o equilíbrio e a harmonia do Cosmos ou para implantar o Caos? Fica aí a reflexão. A decisão (e a responsabilidade) é sua, mas independente do caminho que Você decidir seguir, lembre-se: tem que começar agora!
    FAÇA VOCÊ TAMBÉM SUA CONTRIBUIÇÃO. BANCO: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AGÊNCIA: 0249 OPERAÇÃO: 013 (POUPANÇA) CONTA POUPANÇA 1007-0 JOSÉ JOAQUIM DA SILVA FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLÁ AMIGO!
OBRIGRADO PELA PRESENÇA! ESPERO QUE ESSE BLOG E SEUS ARQUIVOS LHE TENHAM SIDO UTÉIS.
VOLTE SEMPRE!
MAS, ANTES, DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. ELE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.
GRATIDÃO PROFUNDA E FORTE ABRAÇO!